Toxina Botulínica

A imagem mostra o rosto de uma mulher branca, de olhos azuis e cabelos loiros ondulados. Ela está posicionada de lado, com o ombro direito à mostra, e toca o canto esquerdo da boca com a mão esquerda.

Ainda não há uma forma de voltar no tempo, mas existem alternativas para que você se sinta bem com a sua pele em todas as fases da vida. E a toxina botulínica tipo A é uma delas. Utilizada para a prevenção e o tratamento de linhas de expressão, tem o efeito de paralisar a contração muscular facial e evitar a futura quebra das fibras de colágeno. Saiba mais!

O que é a toxina botulínica?

Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas têm buscado por alternativas que possibilitem que o corpo espelhe a mente e o coração jovens. E hoje, a toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial.

Similar ao lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais. Isso porque, sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até mesmo a mastigação – basicamente qualquer movimento facial – podem, eventualmente, levar ao sinal mais comum de envelhecimento: as rugas.

Como funciona a toxina botulínica?

A aplicação da toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas “picadinhas”, mas na verdade é uma ciência que só um experiente profissional da saúde deve realizar.

Há 43 músculos na face, e é vital que a pessoa que aplica a toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina em músculos específicos.

Escolhendo cuidadosamente estes músculos, seu médico consegue enfraquecer apenas os que

são formadores de rugas, preservando assim suas expressões faciais e mantendo a naturalidade. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos e não requer anestesia.

Quais as indicações da toxina botulínica?

Em geral, esta substância é indicada para atenuar aspectos que causam o envelhecimento e geram incômodo em muitos pacientes, tais como:

  • Linhas de expressão e rugas profundas;
  • Linhas verticais entre as sobrancelhas;
  • Pés-de-galinha nos cantos dos olhos;
  • Linhas horizontais na testa;
  • Linhas próximas ao músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.

Além das linhas, também é utilizada para o reposicionamento das sobrancelhas, para tratar a enxaqueca e o bruxismo, e em pacientes que apresentam quadros de transpiração excessiva.

No caso da sudorese em excesso, são feitas aplicações altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente nas axilas, nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés. Assim, ocorre uma paralisação das glândulas sudoríparas, responsáveis pela transpiração excessiva.

Em geral, uma sessão de tratamento é o suficiente para fornecer meses de alívio, e estas podem ser repetidas em uma ou duas vezes por ano, dependendo das características de cada pessoa.

Qual a quantidade de toxina botulínica utilizada?

O número de injeções que você irá precisar varia de acordo com diversos fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão do problema. Por exemplo:

  • As rugas pés-de-galinha exigem, geralmente, de 2 a 3 injeções;
  • Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de 5 ou mais injeções.

Por isso, em todo caso, é necessária uma avaliação médica para que as suas características e objetivos sejam analisados, e o número de aplicações e sessões estipulado.

Quando surgem os resultados do procedimento?

Em geral, a aplicação de toxina botulínica não requer tempo de repouso ou de recuperação. Seus resultados costumam ser notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. A melhora normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

Qual o valor da aplicação de toxina botulínica?

As aplicações de toxina botulínica não possuem um valor fixo, visto que aspectos como a região tratada e a quantidade necessária da substância interferem no orçamento final. Em todo caso, é fundamental uma avaliação médica para se obter o diagnóstico específico e os valores adequados.