Melasma

A imagem mostra o rosto de uma mulher branca, de olhos fechados e cabelos loiros e presos. Ela está posicionada no canto direito da imagem, e com suas mãos toca as laterais do maxilar. O fundo da imagem é branco.

As manchas de pele são uma queixa frequente entre os pacientes, principalmente quando surgem na face. E com o melasma, o problema é o mesmo. A boa noticia é que já existem alternativas capazes de tratar esse incômodo de maneira segura e efetiva, e ainda recuperar a uniformidade da sua pele. Saiba mais!

O que é o melasma?

O melasma é uma hiperpigmentação da pele, que surge através de manchas escurecidas em diversas partes do corpo, como mãos, braços, colo e, especialmente, no rosto. Essas marcas costumam ter coloração marrom e, apesar do formato irregular, possuem limites bem demarcados.

Atualmente, a principal incidência do melasma é nas mulheres entre 20 e 50 anos. Além disso, pessoas com tons de pele mais escuros costumam ser mais vulneráveis à sua aparição, visto que, naturalmente, produzem mais melanina e, portanto, estão mais sujeitas à hiperpigmentação da derme.

Quais as causas do melasma?

O melasma não possui uma causa específica de acordo com a sociedade cientifica, mas alguns fatores podem facilitar a sua ocorrência, tais como:

  • Exposição aos raios ultravioletas;
  • Ingestão de medicamentos que possuam hormônios femininos (estrogênio e progesterona), como os anticoncepcionais;
  • Disfunções na tireoide;
  • Tratamentos com reposição hormonal.

Além disso, cabe destacar que as gestantes possuem maior chance de incidência do melasma, devido à oscilação hormonal natural do período. Por isso, é recomendado que durante a gestação, a mulher tenha o acompanhamento de um dermatologista para evitar a formação dessas manchas.

Qual a diferença entre manchas de pele e melasma?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à identificação e a diferença entre as manchas de pele comuns e as manchas de melasma. Isso acontece porque a grande maioria delas surge da mesma forma: a partir de processos que geram uma produção excessiva de melanina, causando a hiperpigmentação da pele. Contudo, vale ressaltar que elas não são todas iguais.

O melasma possui causas variáveis e é considerado um problema crônico, que costuma reincidir constantemente. Assim, a melhor opção para minimizá-lo só poderá ser definida pelo médico, através de uma minuciosa avaliação para detecção de lesões na pele, análise de histórico familiar, entre outros aspectos.

Enquanto isso, as manchas de pele “comuns” costumam surgir após processos inflamatórios, como uma resposta natural de defesa do organismo. Elas podem ser minimizadas através de tratamentos estéticos e, muitas vezes, eliminadas completamente em poucas sessões.

Existe tratamento para o melasma?

Para pacientes com manchas de melasma, a recomendação principal é optar por tratamentos que não agridam a pele e que atuem de forma mais leve. Esse tipo de mancha é altamente sensível e, dependendo do procedimento realizado, pode sofrer o efeito rebote – em que a pele clareia, em um primeiro momento, e depois surgem manchas ainda mais pigmentadas.

Entre os principais tratamentos para as manchas de melasma, estão: a fotoproteção, o uso de clareadores, os peelings, os lasers, entre outras opções. Assim, é somente após o diagnóstico do melasma que o dermatologista poderá definir qual o melhor tratamento para o paciente.

Qual o valor do tratamento do melasma?

O tratamento do melasma não possui um valor fixo, visto que o procedimento escolhido, a região de aplicação, a extensão das manchas, o número de sessões, entre outros aspectos, interferem diretamente no orçamento final. Assim, em todo caso, é imprescindível uma avaliação médica para se obter o diagnóstico específico e os valores adequados à situação.

Tratamento de melasma em Porto Alegre

Para se obter resultados eficazes no seu tratamento, em primeiro lugar, é necessário contar com um bom profissional. Por isso pesquise, peça indicações de amigos e sempre avalie a segurança do ambiente e a assertividade dos procedimentos, a fim de evitar transtornos ao final do seu tratamento.

Na RZT Dermatologia, você encontra uma ampla gama de tratamentos, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada, que tem como lema o cuidado, a segurança e a satisfação de seus pacientes. Venha conhecer!

A Clínica está localizada na Rua Tobias da Silva, número 120 – Conj. 1108, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre – RS. Entre em contato e agende uma avaliação.