MMP Capilar

A imagem mostra uma mulher branca, posicionada de costas. Ela tem cabelo castanho escuro, liso e longo, e está tocando-o com a mão esquerda, por detrás da nuca. O fundo da imagem é cinza.

A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele. Na prática, ela visa a aplicação de substâncias diretamente no local desejado. Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na face, mas na versão capilar, é indicada para tratar problemas como o eflúvio telógeno, a alopecia androgenética e a alopecia areata. Saiba mais!

Como funciona o MMP Capilar?

O MMP para a região capilar é hoje um dos tratamentos mais realizados para o controle da queda de cabelo. Ele é feito com um aparelho composto por diversas microagulhas, as quais são mergulhadas nos medicamentos predefinidos pelo médico, para potencializar sua distribuição e penetração no couro cabeludo.

Na sequência, o médico aproxima o aparelho à superfície capilar do paciente e, com movimentos de vai e vem, controla a profundidade e a velocidade das agulhas. Assim, os medicamentos são depositados, atuando nos folículos do pelo, com ação mais direta sobre os problemas, fazendo com que ocorra o processo de regeneração e crescimento capilar.

Quais medicamentos são usados no MMP para cabelo?

Não é possível predeterminar os medicamentos que serão utilizados no tratamento, sem que antes o paciente passe por uma avaliação médica. Isso porque, os ativos escolhidos variam de um caso a outro, conforme o problema apresentado, características e objetivos de cada um.

Em geral, são utilizados medicamentos como vitaminas, bloqueadores enzimáticos e fatores de crescimento capilar, muitas vezes, de forma associada.

Indicações do MMP Capilar

Atualmente, as indicações do MMP Capilar visam, de maneira geral, frear a queda e promover a saúde dos fios, de maneira segura e efetiva. Por isso, é recomendado para pacientes com problemas, como:

  • Eflúvio telógeno;
  • Alopecia androgenética;
  • Alopecia areata;
  • Falta de oxigenação do couro cabeludo;
  • Fios enfraquecidos e quebradiços.

Benefícios do MMP para cabelo

Como os ativos são aplicados de forma superficial no couro cabeludo, ficam restritos aos locais que devem agir, minimizando possíveis efeitos colaterais. E além da ação destes ativos, há ainda o microagulhamento provocado pelo aparelho, que estimula o metabolismo do couro cabeludo e a circulação, fazendo com que ocorra o processo de regeneração e crescimento capilar.

Como é a recuperação?

O MMP capilar possui uma recuperação tranquila, portanto, não requer que o paciente se afaste de suas atividades cotidianas. Em geral, após a sessão, ele pode voltar à rotina ainda no mesmo dia, tomando cuidados, como:

  • não lavar o cabelo no dia do procedimento;
  • evitar exposição solar por cerca de três dias após o procedimento;
  • suspender o uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelo por dois dias.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões só poderá ser definida após a avaliação de um médico, onde serão analisadas as características específicas de cada paciente. Cada sessão do MMP dura em torno de 30 min, sendo realizada com anestesia local para garantir mais conforto ao paciente. O intervalo entre cada sessão deve ser de um mês.

Qual o valor do MMP capilar?

Não há um valor fixo para este procedimento, visto que as características do paciente e suas queixas, os medicamentos utilizados e o número de sessões, influenciam diretamente no orçamento final. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica com um profissional capacitado, para realizar o diagnóstico específico.

Para isso, o médico poderá solicitar alguns exames, que facilitem a definição e indicação da melhor forma de tratamento e os medicamentos recomendados para cada pessoa, identificando se o paciente é ou não um bom candidato para o MMP.