A imagem ilustra a estrutura genética de um DNA, na cor azul claro no canto direito. O fundo da imagem é colorido com azul escuro.
11.08.2022

TrichoTest™: o tratamento personalizado para a alopecia

Por décadas, encontrar um tratamento eficaz para tratar a alopecia (queda de cabelo) se mostrou um grande desafio. No entanto, hoje, graças aos avanços da Ciência, pessoas que sofrem com a perda excessiva de cabelo, podem recorrer ao TrichoTest™, uma tecnologia altamente desenvolvida, capaz de descobrir, com precisão, qual o melhor ativo para acabar com a alopecia. Conheça o tratamento!

Afinal, o que é a alopecia?

Caracterizada pela queda excessiva ou a pouca quantidade de cabelo, a alopecia é uma doença que afeta milhares de homens e mulheres ao redor do mundo, causando a temida calvície e, em casos mais graves, a perda total dos fios.

De acordo com o laboratório espanhol da Fagron, cerca de 80% dos homens sofrem com a perda intensa dos fios, no entanto, o problema não se restringe somente à população masculina. Ainda de acordo com o laboratório, 40% das mulheres também são afetadas e convivem diariamente com o problema.

O principal e mais frequente tipo da perda de cabelo é a alopecia androgenética, causada por fatores hereditários ou pela grande concentração de testosterona no organismo.

TrichoTest™ é a cura para queda de cabelo

Muitas pessoas que sofrem com a alopecia, enfrentam extrema dificuldade na hora de encontrar um tratamento eficiente para acabar com ela. Isso porque, de forma geral, a perda intensa dos fios é causada por características genéticas muito específicas e individuais, o que dificulta a exatidão dos medicamentos necessários.

Felizmente, o TrichoTest™ chegou para tratar este problema com eficácia e precisão. A tecnologia consiste na análise completa do material genético do indivíduo, capaz de identificar, através do DNA, quais medicamentos e ativos são necessários para estimular o crescimento dos novos fios e auxiliar no combate à calvície.

Como o TrichoTest™ funciona?

O processo é realizado através de uma amostra de saliva, coletada com o auxílio de um swab, e enviada ao laboratório da Fagron, na Espanha, para análise. Assim, o exame identifica, de forma certeira e extremamente precisa, quais os ativos específicos que vão estimular o crescimento de novos fios capilares naquele paciente.

O TrichoTest™ permite a leitura completa do DNA coletado, proporcionando a análise de 48 variações genéticas que podem causar a alopecia. Os resultados deste método possuem 99,9% de eficácia comprovada, e o tratamento é personalizado através de um algoritmo, que oferece 175 milhões de alternativas para tratar a doença e corrigir a queda dos fios.

A análise realizada pela Fagron, contempla desde as informações genéticas do funcionamento do metabolismo, até possíveis inflamações e vasodilatações sanguíneas, que podem estar relacionadas às causas da perda de cabelo.

Para quem o TrichoTest™ é indicado?

O TrichoTest™ é indicado para quem tem histórico familiar de alopecia, sofre com a queda excessiva dos fios ou nunca teve sucesso nos tratamentos realizados anteriormente.

Além disso, o teste genético é indicado para tratar os principais tipos de alopecia: androgenética, areata e eflúvio telógeno.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é a mais comum variação da doença, sendo caracterizada pela perda de cabelo em grande quantidade, que gera a rarefação dos fios (calvície) no couro cabeludo, de forma progressiva.

Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da condição, são a hereditariedade e os altos níveis de testosterona no organismo. Porém, o surgimento da doença também pode estar relacionado a problemas de circulação, má alimentação, faltas de vitaminas e outras causas.

Alopecia areata

A alopecia areata pode ser identificada pela queda repentina de grande quantidade de fios em uma região específica, que causa falhas circulares, principalmente no couro cabeludo.

Entre as possíveis causas dessa condição estão quadros graves de estresse ou problemas no sistema imunológico do organismo.

Eflúvio telógeno

Caracterizado pela queda excessiva de cabelo, até 300 fios por dia, o eflúvio telógeno é uma variação da alopecia. A condição se manifesta geralmente após situações de estresse, ansiedade, alterações hormonais ou infecções, e costuma durar por cerca de 2 a 4 meses.

TrichoTest™: onde realizar o tratamento para queda de cabelo?

A RZT Dermatologia foi a primeira Clínica do Sul do país a trazer o TrichoTest™. A novidade foi apresentada no IMCAS 2022, em Paris, onde a Dra. Roberta Zaffari Townsend esteve presente.

Aqui na Clínica, fazemos a coleta do material genético dos pacientes e envio das amostras para o centro da Fagron, na Espanha. Após as análises, temos a indicação do tratamento mais adequado para cada caso, e então elaboramos um protocolo personalizado para as sessões.

Para saber mais, entre em contato e agende uma avaliação!