O preenchimento facial com ácido hialurônico está entre os procedimentos mais realizados da atualidade. Ele visa conferir uma aparência mais jovem e uniforme à pele, corrigindo sulcos e linhas de expressão. Em alguns casos, pode ser feito de maneira personalizada, com aplicações em áreas específicas, como lábios, mandíbula, mento e queixo. Saiba mais!
Preenchimento facial: como funciona?
Com uma agulha sem ponta chamada de microcânula, o preenchimento injeta ácido hialurônico em regiões pré-determinadas pelo médico. Com isso, a duração das aplicações varia de um paciente a outro, de acordo com as características e necessidades de cada caso, bem como às áreas escolhidas.
O procedimento não oferece riscos e nem dores ao paciente, sendo possível retornar às suas atividades cotidianas logo após a sessão. Os resultados do preenchimento facial incluem uma aparência mais uniforme e natural da face e a diminuição do aspecto envelhecido. Em geral, esses resultados aparecem logo após as aplicações e se tornam ainda mais visíveis em cerca de uma semana.
O que é o ácido hialurônico?
Produzido pelo próprio organismo, o ácido hialurônico é uma substância que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Contudo, ao longo dos anos, a sua produção diminui e acaba comprometendo a elasticidade da pele, evidenciando sulcos, linhas de expressão e outros incômodos.
Nesse momento, o preenchimento surge como uma alternativa para repor o ácido hialurônico que foi perdido, sendo indicado para pessoas que desejam atenuar as rugas estáticas, corrigir assimetrias da face e melhorar a hidratação da pele.
Existem contraindicações ao preenchimento com ácido hialurônico?
Em geral, o procedimento não é recomendado para:
- Pacientes grávidas e/ou lactantes;
- Pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação;
- Pessoas com presença de infecções na área de aplicação;
- Pessoas com doenças crônicas descontroladas.
Pode haver ainda outras situações em que a realização do preenchimento não seja aconselhada. Por isso, é necessária sempre uma avaliação prévia com o médico, a fim de obter a orientação mais adequada para você.
Quais as indicações do preenchimento facial?
O procedimento é indicado para pacientes que estejam com a face envelhecida, que sofreram com a perda do contorno facial e que desejam recuperar a aparência jovem e bonita. O preenchimento faz o tratamento de queixas como:
- Atenuação de sulcos;
- Rugas finas e leves;
- Pés-de-galinha;
- Bigode chinês;
- Olheiras;
- Contorno facial.
Preenchimento labial
Assim como a região dos olhos, os lábios também sofrem com os efeitos do envelhecimento. Com isso, passam a apresentar marcas e perda de volume. E o preenchimento é uma opção para combater estes sinais, pois quando o ácido hialurônico é injetado, promove um estímulo à produção de colágeno e elastina, recuperando o viço da região.
O procedimento é indicado tanto para homens quanto mulheres, que apresentem:
- Sinais de envelhecimento labial;
- Lábios com assimetrias;
- Pouco volume nos lábios;
- Pessoas que tenham sofrido algum trauma redutor de volume ou projeção, desde que haja a autorização médica.
Preenchimento de mandíbula e mento
Muito se fala sobre a importância da harmonia entre os traços do rosto, e são a mandíbula e o mento que dão forma e conferem estrutura a ele. No terço inferior da face, o preenchimento trata basicamente da melhora do contorno, ou seja, uma melhora integral na região do queixo.
Aspectos como a queda no canto da boca, queixo retraído e a falta de contorno mandibular são as principais características abordadas no tratamento do rejuvenescimento do terço inferior. E sempre que o preenchimento é realizado nestas áreas, obtêm-se ainda uma melhora por estiramento da flacidez do pescoço.
O preenchimento de mandíbula e mento é indicado para:
- Pacientes que tem o queixo retraído ou protraído;
- Jovens que apresentam aspecto triste no canto da boca;
- Pessoas que procuram deixar o rosto mais angulado, melhorando o contorno da mandíbula ou projetando a lateral da face.
Qual o valor do preenchimento?
O preenchimento com ácido hialurônico não possui um valor fixo, visto que aspectos como a região de aplicação, a quantidade de substância utilizada, entre outros, interferem no orçamento final. Por isso, em todo caso, é imprescindível uma avaliação médica para obter o diagnóstico específico e valores adequados.