Conforme o tempo passa, a nossa produção de colágeno vai se tornando cada vez menor, e esse declínio tem início por volta dos 30 anos. Assim, é necessário procurar alternativas para repor essa substância e garantir que os efeitos do envelhecimento não se tornem mais acentuados, comprometendo a jovialidade da face. Saiba mais!
O que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrada em alimentos, cremes hidratantes, cápsulas, em pó, etc. Na pele, é ele quem mantém as células unidas e previne a formação de estrias, rugas, linhas de expressão e diversos outros incômodos, frequentes em decorrência do envelhecimento.
De maneira geral, além de promover a saúde da pele, do cabelo e das unhas, o colágeno também é fundamental para a formação dos tendões, das cartilagens e dos ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e o seu consequente desgaste.
Qual o momento certo para repor colágeno?
Esta proteína está presente em 25% a 30% de nosso corpo, porém, sua produção diminui com o passar dos anos, acentuando os sinais do envelhecimento. Por isso, a indicação dos especialistas é de que seja feita a reposição do colágeno a partir dos 30 anos, quando sua produção natural começa a regredir.
Seja por via oral ou por meio dos bioestimuladores, não há contraindicações para o uso do colágeno, desde que orientado por um médico. Além disso, quando aliado a uma boa alimentação e cuidados diários com a pele, os seus resultados podem ser potencializados.
Bioestimuladores de colágeno: como funcionam?
Aplicados na pele, de forma minimamente invasiva e em pontos específicos, os bioestimuladores servem para melhorar a produção de novas fibras de colágeno pelo organismo e contribuem para um resultado progressivo de rejuvenescimento.
Em geral, os bioestimuladores podem ser de diferentes tipos – como o Radiesse® e o Sculptra® – e seus resultados incluem uma melhora dos sinais de flacidez e mais uniformidade, viço e jovialidade à face. Com a sua aplicação, a pele retoma a produção das fibras de elastina e do próprio colágeno, melhorando a sustentação da face e promovendo uma aparência mais jovem, de forma natural.
Sculptra®
O Sculptra® é um bioestimulador de colágeno injetável, composto de ácido poliláctico, uma substância que é absorvível pelo organismo. Quando aplicado sob a pele, o Sculptra® estimula naturalmente a produção do colágeno.
Ele tem origem não animal, que não prejudica o organismo e que é absorvido ao longo do tempo. Na prática, é um dos principais bioestimuladores utilizados aqui na Clínica, e age estimulando os fibroblastos responsáveis pela formação de colágeno.
Entre seus benefícios, está o aumento da tensão da pele, que faz com que sulcos, rugas e linhas de expressão sejam atenuados. Seu resultado é natural e começa a aparecer após dois meses da segunda aplicação, perdurando por até dois anos.
Radiesse®
O Radiesse® é um injetável com efeito preenchedor e volumizador, que proporciona uma correção imediata devido ao seu gel matriz com microesferas de hidroxiapatita de cálcio. É indicado para promover o efeito lifting, melhora dos contornos faciais e da qualidade da pele, através da bioestimulação de colágeno que é induzida pelo seu principal componente.
Na prática, ele estimula os mecanismos de regeneração da pele – há produção de colágeno novo ao longo das semanas e meses seguintes, tornando a derme mais forte e mais elástica. Os resultados do tratamento com Radiesse® são duradouros (cerca de dois anos), mas não permanentes.
Depois de injetado, o Radiesse® proporciona correções imediatas, podendo suavizar instantaneamente as linhas do sorriso ou até contornar a linha da mandíbula. Ao longo das semanas seguintes, suas microesferas estimulam a pele a produzir novo colágeno para uma aparência mais suave e natural, com um efeito de longo prazo.
Quantas aplicações de bioestimuladores são necessárias?
O número de aplicações dos bioestimuladores só pode ser definido após uma avaliação médica, em que o especialista irá avaliar as características, os objetivos e as necessidades de cada caso, de forma personalizada. Assim, poderá estipular quantas aplicações serão feitas.
Qual o valor dos bioestimuladores de colágeno?
O tratamento com bioestimuladores de colágeno não possui um valor fixo, visto que os objetivos do paciente e a quantidade de sessões e aplicações variam entre um caso e outro. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica para obter a orientação mais adequada para você e, assim, a definição do orçamento.