A aplicação de enzimas para a região corporal é cada vez mais comum entre as pacientes, sendo uma alternativa eficaz no processo de eliminação da gordura e melhora do contorno e da definição corporal. Em geral, as enzimas podem ser utilizadas em regiões como culotes, coxas, abdômen e glúteos, promovendo resultados rápidos, seguros e eficientes. Saiba mais!
O que são as enzimas?
As enzimas são fórmulas orgânicas com ação anti-inflamatória e lipolítica, indicadas para o tratamento da gordura localizada em pequenas áreas. Realizado de forma minimamente invasiva, esse tratamento é uma alternativa aos procedimentos e cirurgias que realizam cortes e deixam cicatrizes, como a lipoaspiração.
Contudo, vale ressaltar que, elas não têm a indicação de emagrecimento ou remoção de grandes volumes de gordura, atuando de maneira focada em regiões menores. Portanto, pacientes que objetivam a perda de volume em grandes áreas podem se beneficiar da associação de procedimentos e tecnologias que trabalhem com foco nesse objetivo. Essa recomendação é feita mediante avaliação das necessidades individuais, buscando os melhores resultados em cada caso.
Enzimas lipolíticas
Uma das substâncias mais utilizadas nos tratamentos são as enzimas lipolíticas. Produzidas em laboratório, podem ser personalizadas às necessidades de cada paciente, para um resultado mais efetivo.
Após aplicadas, têm o poder de acelerar as reações químicas do organismo, destruindo assim suas células adiposas, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo os quadros de gordura de áreas como culotes, coxas, abdômen e glúteos.
Como funciona a aplicação das enzimas?
A aplicação das enzimas na região corporal é realizada com o auxílio de uma agulha muito fina, normalmente na hipoderme – camada que fica abaixo da pele e concentra a maior quantidade de gordura. Após a aplicação, as células adiposas absorvem as enzimas, estimulando reações químicas e acelerando a eliminação da gordura.
Isso porque, as enzimas quebram as células de gordura em diversas micropartículas, que facilitam a absorção e a sua expulsão pelo organismo de forma natural.
Como é feito o tratamento com enzimas?
O tratamento é realizado com anestesia tópica, para garantir mais conforto ao paciente e tem duração média de uma a seis sessões, de aproximadamente 30 minutos cada. Contudo, esse tempo pode variar, já que as enzimas costumam ser combinadas a outras técnicas e tecnologias, como o Ultraformer, para complementar seus resultados.
Assim, o tempo de realização e a quantidade de sessões necessárias para cada paciente só poderá ser definida após avaliação médica, onde as características do caso serão analisadas e os melhores métodos estabelecidos.
Como é o pós-procedimento?
O tratamento corporal com enzimas é relativamente tranquilo, quando realizado em ambiente seguro e com um bom profissional. Após a sessão, pode ocorrer inchaço e edema na região, ou ainda, sintomas passageiros que devem ser tratados conforme orientação do seu médico.
Os resultados da aplicação das enzimas são graduais e de médio prazo. E normalmente são necessárias sessões de manutenção para estender sua durabilidade.
Qual o valor do tratamento com enzimas?
Não é possível estipular um valor fixo para o tratamento com enzimas. Isso porque, aspectos como a região de aplicação, o nível de gordura apresentado, os objetivos do paciente e o fato de as enzimas poderem ser combinadas a outras técnicas e tecnologias faz com que o valor seja variável de um paciente a outro.
Assim, é imprescindível a avaliação com um médico de confiança para obter um diagnóstico correto, a indicação do protocolo de tratamento mais adequado e o valor do orçamento.